Segunda Lei de Newton

Segunda Lei de Newton




A Segunda Lei de Newton estabelece que a aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional a resultante das forças que atuam sobre ele.
Como a aceleração representa a variação de velocidade por unidade de tempo, a 2ª Lei indica que as forças são os agentes que produzem as variações de velocidade em um corpo.
Também chamada de princípio fundamental da Dinâmica, foi concebida por Isaac Newton e forma, junto com outras duas leis (1ª Lei e Ação e Reação), os fundamentos da Mecânica Clássica.

Fórmula

Representamos matematicamente a Segunda Lei como:

Onde,
A segunda Lei de Newton descreve a relação entre força e aceleração










pilha F com R subscrito com seta para a direita acima dois pontos espaço f o r ç a espaço r e s u l tan t e. espaço A espaço u n i d a d e espaço n o espaço s i s t e m a espaço i n t e r n a c i o n a l espaço é espaço o espaço n e w t o n espaço parêntese esquerdo N parêntese direito.
m dois pontos espaço m a s s a. espaço A espaço u n i d a d e espaço n o espaço s i s t e m a espaço i n t e r n a c i o n a l espaço é espaço o espaço q u i log r a m a espaço parêntese esquerdo k g parêntese direito.
a com seta para a direita sobrescrito dois pontos espaço a c e l e r a ç ã o. espaço A espaço u n i d a d e espaço n o espaço S I espaço estreito é espaço o espaço m e t r o espaço p o r espaço s e g u n d o espaço a o espaço q u a d r a d o espaço parêntese esquerdo m dividido por s ao quadrado parêntese direito
Força e aceleração são grandezas vetoriais, por isso estão representadas com uma seta sobre as letras que as indicam.
Sendo grandezas vetoriais, elas necessitam, para ficarem totalmente definidas, de um valor numérico, de uma unidade de medida, de uma direção e de um sentido.  A direção e o sentido da aceleração será o mesmo da força resultante.
Na 2ª Lei, a massa do objeto (m) é a constante de proporcionalidade da equação e é a medida da inércia de um corpo.
Desta forma, se aplicarmos a mesma força em dois corpos com massas diferentes, o de maior massa sofrerá uma menor aceleração. Daí concluímos que o de maior massa resiste mais as variações de velocidade, logo tem maior inércia.
Segunda Lei de Newton
A força é igual a massa vezes a aceleração
Exemplo:
Um corpo de massa igual a 15 kg move-se com aceleração de módulo igual a 3 m/s2. Qual o módulo da força resultante que atua no corpo?
O módulo da força será encontrado aplicando-se a 2ª lei, assim temos:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira Lei de Newton

Terceira Lei de Newton

Usina Nuclear