PCH Pequena Central Hidrelétrica


 PCH Pequena Central Hidrelétrica

Usinas de pequeno porte, com capacidade instalada entre 1MW e 30MW, as PCH, ou Pequena Central Hidrelétrica, são conhecidas por gerarem menos impactos ambientais e se prestarem à geração descentralizada. Apesar de já ser utilizada em alguns rios de pequeno e médio porte e atrair muitos investidores, a sociedade em geral ainda desconhece seus benefícios e, principalmente, como funciona uma PCH.
Mais viável na questão ambiental, esse tipo de usina é instalada próxima à superfície, normalmente, em locais que possuam desníveis significativos durante seu percurso, gerando potência hidráulica suficiente para movimentar as turbinas.
Com um funcionamento que se assemelha ao de uma usina hidrelétrica de grande porte, é formada por barragem, sistemas de captação e adução de água, casa de força e sistema de restituição de água ao leito natural do rio.

 https://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/entenda-como-funciona-uma-pequena-central-hidreletrica-pch/


Como funciona uma PCH?

Uma Pequena Central Hidrelétrica funciona da seguinte forma:
É construída uma barragem no rio com o objetivo de represar a água, formando um reservatório, quase como um lago.
A agua é captada desse reservatório e levada através de tubulações para a casa de força – uma edificação onde ficam as turbinas e geradores que vão transformar a pressão da água da barragem em movimento e esse movimento em energia elétrica.
É na casa de força também que ficam os painéis de controle da usina (sistema de automação). Esse sistema de automação gerencia a velocidade e a tensão dos equipamentos, através do controle de entrada de água nas turbinas e abertura e fechamento das pás de alguns modelos de turbinas.

http://www.hidroenergia.com.br/o-que-e-uma-pequena-central-hidreletrica-pch/





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira Lei de Newton

Terceira Lei de Newton

Usina Nuclear